Pular para o conteúdo principal

O preço da liberdade

Era em torno de quatro da tarde, o sol estava com tudo e o clube cheio. Em um dos cantos da grande propriedade havia um descampado enorme no pé de um declive do terreno, não tão alto, nem tão baixo. Foi ao longo deste declive gramado que as pessoas estavam acomodando-se para assistir à corrida de cavalos organizada pelo clube, com o muito criativo nome de Horse Cross. Aliás, tema de uma próxima história devera ser a capacidade que o povo da minha cidade têm de inventar nomes criativos para as coisas, como a locadora de vídeos que se chama AtreVídeo. Que tal hein? Entendeu? Voltando, a competição se daria justamente no terreno descampado, com alguns obstáculos para dar mais emoção e testar a habilidade dos cavaleiros da cidade, que mais tarde provou-se das menores.

Para ser honesto, não lembro de muita coisa, não porque minha memória não me ajuda, mas porque eu não estava dando a menor importância para o evento. Ficar sentado na grama, debaixo do sol, vendo um bando de rapazes da "sociedade" exibindo seus presentes de Natal de quatro patas não era exatamente meu ideal de diversão. Antes esta distração tivesse apenas prejudicado minha memória, coisa muito pior decorreu dela.

Já estavam, os cavaleiros e seus brinquedinhos, no meio da corrida. Minha mãe sentada à minha frente, um pouco abaixo no declive, meu pai um pouco mais para o lado, com uns amigos do trabalho. Ao meu lado direito, duas meninas, um pouco mais velhas do que eu. Com certeza eu não tinha idade para estar distraído com as meninas, então deveria ser com alguma outra coisa, muito provavelmente meus próprios botões. De repente, um dos competidores desviou-se da rota da competição e começou a subir o gramado em direção às meninas, minhas vizinhas da direita. Eu continuava distraído, mas percebi que o povo se agitava. O cavaleiro, no meio do desespero, reconheceu as meninas, que eram suas primas e, em um rompante de habilidade tardia, conseguiu desviar o animal para o lado da minha mãe. Ela, que estava atenta à corrida desde o início assustou-se e baixou o corpo de medo. No mesmo momento em que o cavalo viu minha mãe se abaixando, de susto saltou, e eu, de susto levantei. Péssimo momento para resolver conferir o que estava acontecendo. Foi por muita sorte que o cavalo não me atropelou por completo. A única coisa que aconteceu foi que o quadrúpede bateu um de seus joelhos na minha clavícula esquerda. Joelho de cavalo, clavícula de criança, não preciso detalhar o estrago.

Como a Caravan marrom de meu pai estava estacionada a uma distância proibitiva, ele apelou para um amigo, que tinha seu fusca estacionado ali perto, para me levar até o hospital. Enquanto meu velho me carregava em seus braços, eu conseguia ver minha mãe correndo atrás. Se não me engano ela desmaiou umas duas ou três vezes até chegarmos ao Fuscão que, antes que alguém lembre da música, era branco. O caminho de uns sete quilómetros até o hospital foi rápido, minha única preocupação é se teria que tomar injeções. Só lembro da primeira, que me fez dormir.

Acordei no dia seguinte, com um bruta gesso no braço, que deixava só a mão para fora e cobria boa parte do peito e das costas. Fiquei assim um bom tempo, depois trocaram o gesso por um menor, que só cobria o braço, e por fim me libertaram. Algumas semanas de fisioterapia e eu estaria novo, e o melhor, com uma boa desculpa para não me meterem mais em nenhuma fria que envolvesse grama, sol na cabeça e cavalos mal conduzidos. A liberdade afinal tem seu preço.

Comentários

Anônimo disse…
Apesar de trágico o acontecimento, não pude deixar de rir um pouco...
Adorei!
Anônimo disse…
Só vc para contar uma coisa ruim dessa maneira! Ótimo, como sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Macallan ou Momentary Lapse of Reason?

  Tudo é velho agora. Eu tenho rolhas de vinhos que tomei esses dias, datadas de 15 anos atrás. Livros de 2006 que ainda não li, datados também, com meu nome em cima. Tenho filhos grandes, alguns empregos no currículo, lembranças que se confundem. E me confundem. Acho que datados não são os livros, ou as rolhas de vinho. Datado sou eu. Mas não me sinto assim, o que provavelmente é bom. Ou talvez patético. Fiz uma tatuagem nova outro dia. A tatuagem é nova, os temas antigos. Bandas que gosto há mais de 30 anos, um livro que escrevi há mais de 10. Tudo é velho agora. Os souvenires, os quadros, os móveis e principalmente os uísques. Os uísques são muito velhos, mas já foi-se o tempo em que todos eram mais velhos que eu. Hoje em dia nem todos, só os melhores. Talvez esse seja o segredo, ficar datado como os melhores uísques, não como os piores discos. Envelhecer, sei lá, mais como um Macallan do que como o Momentary Lapse of Reason. Falando em Momentary Lapse o Reason, o Pink Floyd

Nuke

Eu devia ter uns 12 anos quando o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou um especial sobre as possíveis consequencias à população de uma guerra nuclear, à epoca iminente. Isso foi muito antes de eu abandonar de vez a Rede Globo, mas com certeza ajudou na decisão. Aquela cena me marcou muito, para não dizer aterrorizou profundamente. Talvez só a participação do Minotauro no sítio do pica-pau amarelo tenha chegado perto na categoria “vamos deixar essa criança sem dormir por uns dias”. E não estou usando da força de expressão aqui. De fato fiquei meses sem dormir direito. Com dois irmãos mais novos, todos dormindo no mesmo quarto, eu era o que tinha a cama perto da janela. A rua que passava ao lado do nosso quarto era de paralelepípedos. Todos os dias, perto das 11 da noite (madrugada para uma criança – sim, com 12 anos ainda éramos crianças então), o caminhão de lixo passava por ali, com aquele barulhão característico dos caminhões de lixo, amplificado pelo efeito trepidante dos p

História de fim de dia

O pai chegou em casa cedo naquele dia. O pequeno estava na sala, com alguns amigos que tinham vindo com ele do colégio para brincar de videogame. A mais velha estava no quarto, com alguns amigos que não tinham vindo com ela do colégio, batendo papos virtuais. A mãe estava no banho. O cachorro em todos os lugares. Chovia lá fora. Como as crianças já estavam cansando de matar monstros e fazer curvas impossíveis, o pai resolveu contar uma história. Atividade antiquada essa de contar histórias, com a TV desligada, onde já se viu. Mas não demorou muito para o pequeno e seus pequenos colegas vidrarem seus pequenos olhos no pai, mal respirando. Era sobre um ser que viveu aqui por essas paradas, há muito tempo. Um ser verdadeiramente iluminado. Apesar de não ser humano, era amigo de todos. Cada vez que ele aparecia para uma visita, nem que fosse breve, todos se alegravam. Ele inspirava planos, sonhos, música. Enquanto o pai contava, a filha mais velha se juntou à gangue. Ouviu o silêncio