Pular para o conteúdo principal

Um presente para o futuro


Certa feita estava assistindo a uma palestra do economista Eduardo Giannetti, grande autor de livros que versam sobre temas dos mais variados, como o genial “Auto-Engano”, sobre nossa capacidade de mentir para nós mesmos para tornar nossa vida mais fácil, e potencialmente menos produtiva. Na palestra, que não tinha nada que ver com o livro citado (só o fiz porque realmente gosto da obra), ele soltou uma frase um tanto óbvia, mas tão precisa quanto um matemático russo, sobre o povo brasileiro, que nunca mais esqueci. Nada nos define tão bem como a frase “não estamos dispostos a sacrificar um milímetro do nosso presente em benefício de um futuro melhor”. Está aí, o povo brasileiro em uma frase.

Brasileiro em geral não joga xadrez. Não porque é menos inteligente que outros povos, ou qualquer coisa que pensem por aí, mas jogar xadrez significa pensar pelo menos duas jogadas a frente, e nós estamos apenas preocupados em comer o peão que está diante de nós. Ou a peoa, para não pensarem bobagem, outra coisa que adoramos. Não temos paciência, somos imediatistas. Somos sensitivos e não intuitivos. Isso, claro esteja, em geral, mas é o geral que nos define, não é mesmo?

Mãe e filha, algumas décadas atrás, se juntaram para estudar Karl Jung, pode uma coisa dessas? Estavam tentando entender melhor as pessoas para organizá-las melhor nas atividades do dia-a-dia durante a segunda guerra, e concluíram que estudar o discípulo de Freud seria um bom começo. Os homens tinham ido à luta e elas precisavam se organizar melhor. No final das contas entenderam Jung e criaram um sistema de avaliação do tipo psicológico humano chamado MBTI (Myers-Briggs) type indicator, ou indicador de tipo psicológico da Myers e da Briggs. As danadas deram um jeito, como boas americanas, em resumir os extensos volumes de Jung em um sistema de 4 letrinhas que contam muito bem como você funciona. Eis que a segunda letrinha pode ser S ou N, Sensação ou iNtuição. Basicamente (desconto máximo por favor, pois é um leigo não psicólogo escrevendo sobre Jung e afins) essa letra define o modo como percebemos o mundo. O Sensitivo precisa, como São Thomé, ver para crer. Não adianta explicar um negócio para o Sensitivo, ele tem que tocar, experimentar, ver, respirar. Só enxerga o que está na frente dele. Já o iNtuitivo tem a visão além do alcance, enxerga lá na frente. Não precisa provar o pudim para gostar do pudim. Tem vantagens e desvantagens ser um ou outro, claro, como tudo na vida. Desconfio seriamente que coletivamente somos Sensitivos, os brasileiros. We want it all, and we want it now!

Esse nosso jeitão, por assim dizer, nos torna alvos fáceis do que o grande Peter Senge, em seu ainda maior livro “A Quinta Disciplina” chamou de arquétipo da “Transferência de Responsabilidade”. Funciona assim, você tem um problema, com um sintoma, e usa uma solução de curto prazo para corrigi-lo. Isso produz resultados imediatos aparentemente positivos. Parece estar tudo certo, uma vez que o sintoma desaparece, ou diminui consideravelmente, mas a causa do problema ainda está lá. Quanto mais aplicamos esta solução, menos nos preocupamos em utilizar medidas de longo prazo, definitivas, para resolver a causa do problema. Com o tempo, nossas habilidades para encontrar a solução fundamental vão se atrofiando, o que nos força ainda mais a usar as soluções paliativas. O problema cresce, como todo problema mal abordado, até ser tarde demais.

Ora, se somos ansiosos por prazer imediato, não sacrificamos o presente para ganhar no futuro, só enxergamos o que está diante do nosso nariz, e isso é o que interessa, dificilmente conseguimos fugir da espiral negativa da “Transferência de Responsabilidade”. E é aí que a gente dança.

Se levarmos essa questão para a esfera política a coisa complica ainda mais. Somado a esse nosso modo de ser, existe o efeito perverso do mandato de 4 anos, do sistema eleitoral. Além de não ser bom em enxergar as próximas 3 ou 4 jogadas à frente, eu não quero enxergar, pois já estaria falando de colher benefícios na próxima gestão. E a próxima não é a minha. E o que interessa sou eu, não quem me elegeu. Para citarmos um exemplo contemporâneo (estou escrevendo isso em setembro de 2015), esse aumento de impostos no auge de uma crise econômica, das piores das últimas décadas, é a medida típica do “resolve o agora e rifa o futuro”. E não estou falando de um futuro distante. Tenho um rombo no orçamento, forço o povo a pagar mais, arrecado mais, cubro o rombo. Faz sentido né? Sim, se você ainda não leu o prefácio do volume 1 do livro básico de economia. E estamos falando de um cara que conhece o negócio. Ou seja, nosso jeito de ser somado ao jogo político nos joga em uma esfera onde até o mais básico é jogado no lixo. Essa é a fonte da nossa burrice coletiva. Não uma burrice intelectual, ligada ao QI, mas uma burrice operacional, processual. Temos pessoas inteligentes operando um processo torto. Não existe jeito certo de fazer a coisa errada.

Tem uns tipos por aí com saudades da ditadura militar. O principal argumento é que naquela época foram criadas as maiores empresas do país (estatais, algumas das quais hoje envolvidas em alguns escândalos que estão dando Ibope), as maiores estradas, portos, etc. Pensa um pouco, os militares tinham tanta certeza que permaneceriam para sempre no poder que era fácil pensar em investir a longo prazo. Não precisariam deixar seu legado para ninguém, pois não existiria ninguém depois deles. Cuidado, o fato de os militares terem perseguido quem hoje está no poder, não significa que é o oposto perfeito de quem lá está. Nada contra militares, que fique bem claro, só cuidado com o que você deseja.


O que estou tentando dizer com essa história toda é que podemos reclamar a vontade, e temos que reclamar (e de preferência dar um jeito nestes loucos que estão acabando com o país), mas uma vez mais, trocar quem lá está seria apenas a solução de curto prazo (e na minha opinião ela deveria ser tomada sim), mas para provar que aprendemos a lição, que estamos desenvolvendo a capacidade de pensar pelo menos duas jogadas à frente, teríamos que ser capazes de sacrificar um pouco o presente em prol do futuro. Como? Elegendo quem está disposto a perder alguns votos baseados em paternalismo, mesmo com o risco de perder as eleições, em favor de um plano de verdade. Esse nós nunca tivemos.

Comentários

Unknown disse…
Acras, show de texto, parabéns!
Como esperarmos resultados diferente agindo da mesma forma a seculos.
CAntonio disse…
Um texto quase impecável. E, por que "quase"?. Simples: vivemos sob a era da Urna Eletrônica e, graças ao veto da Anta, não temos - ainda - como desmascarar a fraude; no mais está absolutamente certo.

Postagens mais visitadas deste blog

Macallan ou Momentary Lapse of Reason?

  Tudo é velho agora. Eu tenho rolhas de vinhos que tomei esses dias, datadas de 15 anos atrás. Livros de 2006 que ainda não li, datados também, com meu nome em cima. Tenho filhos grandes, alguns empregos no currículo, lembranças que se confundem. E me confundem. Acho que datados não são os livros, ou as rolhas de vinho. Datado sou eu. Mas não me sinto assim, o que provavelmente é bom. Ou talvez patético. Fiz uma tatuagem nova outro dia. A tatuagem é nova, os temas antigos. Bandas que gosto há mais de 30 anos, um livro que escrevi há mais de 10. Tudo é velho agora. Os souvenires, os quadros, os móveis e principalmente os uísques. Os uísques são muito velhos, mas já foi-se o tempo em que todos eram mais velhos que eu. Hoje em dia nem todos, só os melhores. Talvez esse seja o segredo, ficar datado como os melhores uísques, não como os piores discos. Envelhecer, sei lá, mais como um Macallan do que como o Momentary Lapse of Reason. Falando em Momentary Lapse o Reason, o Pink Floyd

Nuke

Eu devia ter uns 12 anos quando o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou um especial sobre as possíveis consequencias à população de uma guerra nuclear, à epoca iminente. Isso foi muito antes de eu abandonar de vez a Rede Globo, mas com certeza ajudou na decisão. Aquela cena me marcou muito, para não dizer aterrorizou profundamente. Talvez só a participação do Minotauro no sítio do pica-pau amarelo tenha chegado perto na categoria “vamos deixar essa criança sem dormir por uns dias”. E não estou usando da força de expressão aqui. De fato fiquei meses sem dormir direito. Com dois irmãos mais novos, todos dormindo no mesmo quarto, eu era o que tinha a cama perto da janela. A rua que passava ao lado do nosso quarto era de paralelepípedos. Todos os dias, perto das 11 da noite (madrugada para uma criança – sim, com 12 anos ainda éramos crianças então), o caminhão de lixo passava por ali, com aquele barulhão característico dos caminhões de lixo, amplificado pelo efeito trepidante dos p

História de fim de dia

O pai chegou em casa cedo naquele dia. O pequeno estava na sala, com alguns amigos que tinham vindo com ele do colégio para brincar de videogame. A mais velha estava no quarto, com alguns amigos que não tinham vindo com ela do colégio, batendo papos virtuais. A mãe estava no banho. O cachorro em todos os lugares. Chovia lá fora. Como as crianças já estavam cansando de matar monstros e fazer curvas impossíveis, o pai resolveu contar uma história. Atividade antiquada essa de contar histórias, com a TV desligada, onde já se viu. Mas não demorou muito para o pequeno e seus pequenos colegas vidrarem seus pequenos olhos no pai, mal respirando. Era sobre um ser que viveu aqui por essas paradas, há muito tempo. Um ser verdadeiramente iluminado. Apesar de não ser humano, era amigo de todos. Cada vez que ele aparecia para uma visita, nem que fosse breve, todos se alegravam. Ele inspirava planos, sonhos, música. Enquanto o pai contava, a filha mais velha se juntou à gangue. Ouviu o silêncio