Pular para o conteúdo principal

7 Canções e 1 Ilha Deserta - Ensaio II - Preaching the End of the World

Quando os acordes de Smeels Like Teen Spirit voltaram as atenções do mundo para Seattle, o rock estava salvo de mais uma de suas mortes anunciadas. O termo grunge já estava sendo usado para definir o “som de Seattle” muito antes do hino do Nirvana explodir em repetidas aparições na MTV, mas foi à partir deste momento que este novo gênero musical – que na verdade de novo não tinha nada, a não ser pela habilidade de trazer para o indie rock elementos do punk e do metal – ganhou o mainstream. Além de grandes bandas e excelentes canções, o pessoal do coturno, calças jeans rasgadas no joelho e camisas de flanela xadrez tipo lenhador deixou um legado menos comentado ao longo dos anos. Surgiram daquelas terras frias e chuvosas alguns dos melhores vocalistas de rock dos nossos tempos. Eddie Vedder, do Pearl Jam, é o mais óbvio e menos unanime de todos, mas outros dois, Mark Lanegan e Chris Cornell, são o que de melhor surgiu em Seattle em termos de gogó.

Lanegan nos emociona com seu vozeirão grave e triste, curtido em litros de uísque e maços de cigarro. Soltou canções inacreditáveis com seu Screaming Trees e em alguns de seus irregulares álbuns solo.

Igualmente irregulares – e na fase pós-Audioslave até mesmo desastrosos – são os álbuns que Chris Cornell fez sem o Soundgarden, uma das melhores bandas da cena grunge. Porém, em seu primeiro álbum solo, Euphoria Morning – único da entressafra entre o final do Soundgarden e a criação do Audioslave – está uma de suas melhores canções. Preaching the End of the World ocupa a terceira posição da bolachinha e é uma das mais belas canções já escritas sobre o fim dos tempos. Uma balada na medida para o alcance vocal de Cornell, que parece ilimitado, sobre o fim do mundo. Nada mais nada menos. Depois da avalanche de cenas de fim de mundo embutidas em nossas cabeças pelos inúmeros filmes do gênero, que de tempos em tempos pipocam dos porões de Hollywood, não era de se esperar que a exploração deste tema trouxesse algo novo, com o frescor que somente as grandes canções oferecem. Pois bem, Cornell conseguiu. O que ele fez foi trazer para o tema uma simplicidade cotidiana e uma paz de espírito ao mesmo tempo reconfortante e assustadora. No final das contas, ele só quer alguém para passar os últimos minutos juntos. Sem frescura, sem jogos psicológicos, sem surpresas. Afinal, “It’s just the end of the world. You need a friend in the world, ‘cause you can’t hide.” Touché!

Toda vez que escuto esta música tenho vontade de bater no peito e dizer “OK, pode mandar essa bomba aí. Mira bem para cair exatamente aqui em cima de casa que eu estou pouco me lixando”. A vontade passa rápido, mas Preaching the End of the World durará ainda por muito tempo na minha lista de preferidas. Quem sabe, até o fim dos tempos.

Comentários

BONSSS TEMPOSSS!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Macallan ou Momentary Lapse of Reason?

  Tudo é velho agora. Eu tenho rolhas de vinhos que tomei esses dias, datadas de 15 anos atrás. Livros de 2006 que ainda não li, datados também, com meu nome em cima. Tenho filhos grandes, alguns empregos no currículo, lembranças que se confundem. E me confundem. Acho que datados não são os livros, ou as rolhas de vinho. Datado sou eu. Mas não me sinto assim, o que provavelmente é bom. Ou talvez patético. Fiz uma tatuagem nova outro dia. A tatuagem é nova, os temas antigos. Bandas que gosto há mais de 30 anos, um livro que escrevi há mais de 10. Tudo é velho agora. Os souvenires, os quadros, os móveis e principalmente os uísques. Os uísques são muito velhos, mas já foi-se o tempo em que todos eram mais velhos que eu. Hoje em dia nem todos, só os melhores. Talvez esse seja o segredo, ficar datado como os melhores uísques, não como os piores discos. Envelhecer, sei lá, mais como um Macallan do que como o Momentary Lapse of Reason. Falando em Momentary Lapse o Reason, o Pink Floyd

Nuke

Eu devia ter uns 12 anos quando o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou um especial sobre as possíveis consequencias à população de uma guerra nuclear, à epoca iminente. Isso foi muito antes de eu abandonar de vez a Rede Globo, mas com certeza ajudou na decisão. Aquela cena me marcou muito, para não dizer aterrorizou profundamente. Talvez só a participação do Minotauro no sítio do pica-pau amarelo tenha chegado perto na categoria “vamos deixar essa criança sem dormir por uns dias”. E não estou usando da força de expressão aqui. De fato fiquei meses sem dormir direito. Com dois irmãos mais novos, todos dormindo no mesmo quarto, eu era o que tinha a cama perto da janela. A rua que passava ao lado do nosso quarto era de paralelepípedos. Todos os dias, perto das 11 da noite (madrugada para uma criança – sim, com 12 anos ainda éramos crianças então), o caminhão de lixo passava por ali, com aquele barulhão característico dos caminhões de lixo, amplificado pelo efeito trepidante dos p

História de fim de dia

O pai chegou em casa cedo naquele dia. O pequeno estava na sala, com alguns amigos que tinham vindo com ele do colégio para brincar de videogame. A mais velha estava no quarto, com alguns amigos que não tinham vindo com ela do colégio, batendo papos virtuais. A mãe estava no banho. O cachorro em todos os lugares. Chovia lá fora. Como as crianças já estavam cansando de matar monstros e fazer curvas impossíveis, o pai resolveu contar uma história. Atividade antiquada essa de contar histórias, com a TV desligada, onde já se viu. Mas não demorou muito para o pequeno e seus pequenos colegas vidrarem seus pequenos olhos no pai, mal respirando. Era sobre um ser que viveu aqui por essas paradas, há muito tempo. Um ser verdadeiramente iluminado. Apesar de não ser humano, era amigo de todos. Cada vez que ele aparecia para uma visita, nem que fosse breve, todos se alegravam. Ele inspirava planos, sonhos, música. Enquanto o pai contava, a filha mais velha se juntou à gangue. Ouviu o silêncio