Pular para o conteúdo principal

Tony


Meus filhos, e todas as crianças que conheci até hoje, adoram brincar de esconde-esconde. Eu me divirto demais quando eles são bem pequenos ainda, e não têm um pingo de malandragem. Escondem-se nos lugares mais óbvios, e acreditam do fundo do coração, como se fossem invisíveis, que ninguém os está vendo. E ainda ficam dando aquela risadinha, bem baixinha, como se estivessem fazendo todos de trouxas.

É assim que eu sempre ouvi as músicas do No User for a Name, banda de hardcore melódico do gênio, Tony Sly. O primeiro disco dos caras que eu conheci foi o clássico “Leche com Carne”, gravado para mim em fita K7 por um dos irmãos da cena harcore curitibana. Pouco tempo depois, em uma viagem à França com minha querida mãe, comprei o “Making Friends”, que havia sido lançado naquela semana, para mim o melhor disco de HC da história e provavelmente o CD que eu mais escutei até hoje. Só no discman que levei naquela viagem, devo ter escutado umas 30 vezes em uma semana.

E que porra uma banda de HC melódico e seu líder têm que ver com as crianças brincado? Muito. A grande habilidade de Tony Sly, o que o tornou um dos caras mais admirados desse mundo irregular de bandas de HC, é sua capacidade de criar melodias lindas, colocar em cima delas letras de uma sensibilidade fora do comum, e escondê-las por detrás de uma pancadaria sonora capaz de fazer quaisquer pais de adolescentes que escutam NUFAN desconfiarem que seus filhos estão andando em má companhia. É isso que Tony fez a vida toda, escondeu mal suas brilhantes melodias e ainda ficou rindo baixinho, achando que não tínhamos percebido.

Tempos depois, e já tendo lançado vários álbuns ótimos do NUFAN, Tony decidiu parar de brincar de esconde-esconde. Terminou sua banda e resolveu expor sua melodia e sua dor da maneira mais limpa, transparente e escancarada possível. Desacelerou o compasso, tirou as guitarras velozes e distorcidas, trouxe o violão e o piano e fez dois discos acústicos de arrepiar.

Para mim a boa arte vem do sofrimento. Quem vive tranquilo, não sentiu grandes dores, não ama uma mulher que não corresponde este amor, não esteve à beira de mandar tudo às favas, vai ter dificuldades na vida de artista. Músico, poeta, pintor, todos os bons sofreram, e muito.

Nos álbuns do NUFAN você sente que Tony tem essa “bagagem” maldita, mas ele não entrega o jogo 100%. É nesses dois acústicos que você entende porque ele terminou com a própria vida tão cedo. Porque ele sofria. Ele amava suas duas filhas e a mãe delas com a intensidade típica dos poetas, e tinha que viver longe delas, muito porque sua ex não podia mais com ele. No melhor dos dois discos, Sad Bear, tudo gira em torno disso. Um dia, voltando tarde do trabalho para casa, coloquei Sad Bear para tocar. Ao chegar toquei a campainha e quando meus dois pequenos abriram a porta, agarrei eles e a minha querida com tanta força que eles estão até hoje tentando entender o que houve.

São muitos os momentos sublimes destas duas obras fantásticas, mas só para dar uma ideia, em uma passagem escrita para sua amada ele declara:

“On this winter day I hear the wind call out your name
And it sounded like the scream of summers past
This is therapy for me a mission that my heart is on
I love you plain and simple but it´s sad
That all we want is what we had”

Em outro momento inspirado, aparentemente depois de várias tentativas frustradas de se tornar o que sua mulher precisava que ele fosse, em desespero ele desiste:

“Maybe I cannot change me ´cause I am me”

A frase mais simples, poderosa e desesperada que já ouvi.

Por coisas como estas é que Tony Sly deixou uma legião de fãs e admiradores. Pouco depois dele partir, seu amigo e parceiro de dois outros álbuns acústicos, Joey Cape, juntou uma miríade de artistas do calibre de NOFX, Bad Religion, Rise Agains, entre vários outros, para gravar um disco tributo a Tony, com mais de 30 canções das suas fases HC e acústica. É comovente e ao mesmo tempo atordoante escutar esse disco.


Tony Sly era uma criança no corpo de um bruta montes. Era mais feliz quando brincava de se esconder. Quando amadureceu, sentiu uma dor insuportável, criou suas obras primas e foi embora.

Comentários

Anônimo disse…
Cara, parabéns, que belo texto.
Unknown disse…
Estou lendo seu livro Rodrigo ! Gostando bastante ! Grande abraço Gabriel Cardoso

Postagens mais visitadas deste blog

Macallan ou Momentary Lapse of Reason?

  Tudo é velho agora. Eu tenho rolhas de vinhos que tomei esses dias, datadas de 15 anos atrás. Livros de 2006 que ainda não li, datados também, com meu nome em cima. Tenho filhos grandes, alguns empregos no currículo, lembranças que se confundem. E me confundem. Acho que datados não são os livros, ou as rolhas de vinho. Datado sou eu. Mas não me sinto assim, o que provavelmente é bom. Ou talvez patético. Fiz uma tatuagem nova outro dia. A tatuagem é nova, os temas antigos. Bandas que gosto há mais de 30 anos, um livro que escrevi há mais de 10. Tudo é velho agora. Os souvenires, os quadros, os móveis e principalmente os uísques. Os uísques são muito velhos, mas já foi-se o tempo em que todos eram mais velhos que eu. Hoje em dia nem todos, só os melhores. Talvez esse seja o segredo, ficar datado como os melhores uísques, não como os piores discos. Envelhecer, sei lá, mais como um Macallan do que como o Momentary Lapse of Reason. Falando em Momentary Lapse o Reason, o Pink Floyd

Nuke

Eu devia ter uns 12 anos quando o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou um especial sobre as possíveis consequencias à população de uma guerra nuclear, à epoca iminente. Isso foi muito antes de eu abandonar de vez a Rede Globo, mas com certeza ajudou na decisão. Aquela cena me marcou muito, para não dizer aterrorizou profundamente. Talvez só a participação do Minotauro no sítio do pica-pau amarelo tenha chegado perto na categoria “vamos deixar essa criança sem dormir por uns dias”. E não estou usando da força de expressão aqui. De fato fiquei meses sem dormir direito. Com dois irmãos mais novos, todos dormindo no mesmo quarto, eu era o que tinha a cama perto da janela. A rua que passava ao lado do nosso quarto era de paralelepípedos. Todos os dias, perto das 11 da noite (madrugada para uma criança – sim, com 12 anos ainda éramos crianças então), o caminhão de lixo passava por ali, com aquele barulhão característico dos caminhões de lixo, amplificado pelo efeito trepidante dos p

História de fim de dia

O pai chegou em casa cedo naquele dia. O pequeno estava na sala, com alguns amigos que tinham vindo com ele do colégio para brincar de videogame. A mais velha estava no quarto, com alguns amigos que não tinham vindo com ela do colégio, batendo papos virtuais. A mãe estava no banho. O cachorro em todos os lugares. Chovia lá fora. Como as crianças já estavam cansando de matar monstros e fazer curvas impossíveis, o pai resolveu contar uma história. Atividade antiquada essa de contar histórias, com a TV desligada, onde já se viu. Mas não demorou muito para o pequeno e seus pequenos colegas vidrarem seus pequenos olhos no pai, mal respirando. Era sobre um ser que viveu aqui por essas paradas, há muito tempo. Um ser verdadeiramente iluminado. Apesar de não ser humano, era amigo de todos. Cada vez que ele aparecia para uma visita, nem que fosse breve, todos se alegravam. Ele inspirava planos, sonhos, música. Enquanto o pai contava, a filha mais velha se juntou à gangue. Ouviu o silêncio