Pular para o conteúdo principal

Plaquinha Vermelha


O Josimar é um sujeito patologicamente bem educado. Só para citar um exemplo dos problemas práticos que o excesso de educação traziam para o Josimar, ele não conseguia, em hipótese alguma, ir a um churrascaria de rodízio.

Com aquela loucura de espetos e bandejas, Josimar tinha que dizer “não obrigado” sempre que quisesse dispensar algum pedaço de boi que estivessem servindo, ou “sim, por favor” quando aceitasse. O problema é que sua doença não permitia que ele falasse de boca cheia e o negócio travava. Chegou a um ponto em que ele inventava desculpas do tipo “já almocei” ou “hoje estou meio sem fome” para não passar vergonha.

Já estava sem esperanças quando um primo, mais do que letrado em rodízios, deu uma sugestão. Bastava que ele, assim que aceitasse a primeira fatia de picanha, virasse a plaquinha para o lado vermelho. Quando terminasse de comer, com toda a calma e etiqueta típicas do Josimar, virava novamente no verde, e assim sua vida estava salva da iminente falta de proteínas animais.

E lá foi o Josimar. Escolheu a roupa a dedo, tomou um banho demorado e foi para a melhor churrascaria da cidade testar a nova técnica. Estava indo tudo bem. Já tinha passado pelo coração de galinha, pelo faisão (que ele sempre desconfiou ser um golpe), pela primeira rodada de picanha e pelo carneiro. Estava quase no ápice, quando aconteceu.

Assim que terminou o carneiro, com um delicioso molho de hortelã, virou a plaquinha para verde. “Podem vir”, pensou quase em voz alta. Recebeu um generoso pedaço de costela e virou a plaquinha novamente. Encarou a presa, cortou um pedaço quase sem a faca, de tão macio, e encheu a boca. Foi nesse momento que um distraído garçom ofereceu linguiça para o Josimar. Com a boca ainda cheia de costela ele começou a gritar (e cuspir), “puta que pariu, não tá vendo a plaquinha no vermelho?” A esta altura ele estava mais vermelho que a plaquinha e o restaurante inteiro olhava para ele. “Você é burro ou quê? Não dão treinamento nesse lugar?” E continuava gritando e cuspindo, vermelho. Quando se deu conta do descontrole inédito, tentando recuperar a educação, que era sua marca registrada, disse, “Mas com todo o respeito, é claro”.

Quando anunciou para os amigos e parentes que decidira tornar-se vegetariano, todo mundo achou uma excelente ideia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Macallan ou Momentary Lapse of Reason?

  Tudo é velho agora. Eu tenho rolhas de vinhos que tomei esses dias, datadas de 15 anos atrás. Livros de 2006 que ainda não li, datados também, com meu nome em cima. Tenho filhos grandes, alguns empregos no currículo, lembranças que se confundem. E me confundem. Acho que datados não são os livros, ou as rolhas de vinho. Datado sou eu. Mas não me sinto assim, o que provavelmente é bom. Ou talvez patético. Fiz uma tatuagem nova outro dia. A tatuagem é nova, os temas antigos. Bandas que gosto há mais de 30 anos, um livro que escrevi há mais de 10. Tudo é velho agora. Os souvenires, os quadros, os móveis e principalmente os uísques. Os uísques são muito velhos, mas já foi-se o tempo em que todos eram mais velhos que eu. Hoje em dia nem todos, só os melhores. Talvez esse seja o segredo, ficar datado como os melhores uísques, não como os piores discos. Envelhecer, sei lá, mais como um Macallan do que como o Momentary Lapse of Reason. Falando em Momentary Lapse o Reason, o Pink Floyd

Nuke

Eu devia ter uns 12 anos quando o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou um especial sobre as possíveis consequencias à população de uma guerra nuclear, à epoca iminente. Isso foi muito antes de eu abandonar de vez a Rede Globo, mas com certeza ajudou na decisão. Aquela cena me marcou muito, para não dizer aterrorizou profundamente. Talvez só a participação do Minotauro no sítio do pica-pau amarelo tenha chegado perto na categoria “vamos deixar essa criança sem dormir por uns dias”. E não estou usando da força de expressão aqui. De fato fiquei meses sem dormir direito. Com dois irmãos mais novos, todos dormindo no mesmo quarto, eu era o que tinha a cama perto da janela. A rua que passava ao lado do nosso quarto era de paralelepípedos. Todos os dias, perto das 11 da noite (madrugada para uma criança – sim, com 12 anos ainda éramos crianças então), o caminhão de lixo passava por ali, com aquele barulhão característico dos caminhões de lixo, amplificado pelo efeito trepidante dos p

História de fim de dia

O pai chegou em casa cedo naquele dia. O pequeno estava na sala, com alguns amigos que tinham vindo com ele do colégio para brincar de videogame. A mais velha estava no quarto, com alguns amigos que não tinham vindo com ela do colégio, batendo papos virtuais. A mãe estava no banho. O cachorro em todos os lugares. Chovia lá fora. Como as crianças já estavam cansando de matar monstros e fazer curvas impossíveis, o pai resolveu contar uma história. Atividade antiquada essa de contar histórias, com a TV desligada, onde já se viu. Mas não demorou muito para o pequeno e seus pequenos colegas vidrarem seus pequenos olhos no pai, mal respirando. Era sobre um ser que viveu aqui por essas paradas, há muito tempo. Um ser verdadeiramente iluminado. Apesar de não ser humano, era amigo de todos. Cada vez que ele aparecia para uma visita, nem que fosse breve, todos se alegravam. Ele inspirava planos, sonhos, música. Enquanto o pai contava, a filha mais velha se juntou à gangue. Ouviu o silêncio