Nosso pequeno acaba de completar um ano. Enquanto ele era apenas um projeto, uma pergunta que sempre nos fazíamos era a clássica “Será que estamos prontos?” Mal sabíamos que a resposta a esta pergunta é e sempre será “não”. Ninguém nunca está pronto para ser pai ou mãe. Que bom!
Do alto da minha profunda experiência de quem está a um ano inteirinho nesse negócio, posso dizer com tranquilidade que os melhores, mais divertidos e mais emocionantes momentos até agora foram aqueles para os quais eu não estava nem um pouco pronto.
Sem exemplos ninguém vai acreditar em mim. Lembro do dia em que estava saindo o terceiro dente do pequeno. Foi uma comoção. Desde quando dente ficou importante? Até hoje eu só lembrava deles no dentista, ou quando sonhava que estavam caindo. Agora, cada um que nasce é uma festa. Tadinho, ele deve olhar para nós e pensar “Qual é a desse povo cheio de dentes? Quem quer saber desse negócio? Pra que comemorar? Dói pra caramba para nascer e não servem pra muita coisa!” Acho que ele deve ter razão, eu tenho bem mais dentes do que ele e com certeza dou bem menos gargalhadas.
Falando em gargalhadas, esta é outra coisa para a qual ninguém está pronto. Quando eles começam a gargalhar, aparentemente sem motivo algum. Tem vezes que ele fica olhando para a gente só esperando qualquer movimento facial que se assemelhe a uma careta e se põe a gritar e gargalhar de um jeito que nenhum adulto é capaz. Não sei você, mas eu não estava pronto para isso.
É claro, eu também não estava pronto para outras coisas nem tão boas assim, tipo não dormir uma noite inteira por um ano seguido, visitar o pronto socorro duas vezes no meio da noite, levar um esguicho de xixi na testa, e assim por diante. Mas essas coisas você já espera quando decide que vai ser pai. As surpresas boas é que são as maiores.
Outro dia o deixei sentado no chão da sala e quando chego para ver se está tudo bem o encontro de pé, agarrado ao sofá. Depois de 3 segundos congelado de pavor, fiz a festa com ele. Detalhe, ele ainda não engatinha (preguiçoso que é) e já está de pé, querendo andar. Ninguém nunca me contou que isto poderia acontecer.
Agora quando começarmos a planejar o próximo, vamos achar que já estamos prontos para sermos pais. Afinal, já o somos. Pobres criaturas iludidas.
Comentários
my baby" só q no plural